Caminho a percorrer

Caminho a percorrer

terça-feira, 13 de abril de 2010

Avaliação

É de grande importância, fazer uma avaliação/diagnóstico da Escola Dominical. A Avaliação é uma dimensão inseparável de todo o processo.
È importante que se olhe para a avaliação, não como uma ameaça, mas que auxilie na tomada de decisões, que beneficie todos os intervenientes.
A Escola Dominical é a principal actividade de ensino da Igreja, tem como objectivo educativo possibilitar um estudo completo das Escrituras, sempre adaptado à idade, à capacidade e linguagem dos educandos. Portanto a Escola Dominical, tem de ser uma organização dentro da igreja com um projecto bem definido, estruturado.
Ao fazermos uma avaliação, conseguimos entender, se realmente estamos ou não a conseguir atingir os objectivos gerais e específicos, que pretendemos para o projecto da Escola Dominical.

O que é Avaliação?

Poderia citar muitos outros autores, Aguilar e Ander-Egg definem que;
A avaliação é uma forma de pesquisa social aplicada, sistemática, planeada e dirigida; destinada a identificar, obter e proporcionar de maneira válida e confiável, dados e informação suficiente e relevante para apoiar um juízo sobre o mérito e o valor dos diferentes componentes de um programa (tanto na fase de diagnóstico, programação ou execução), ou de um conjunto de actividades específicas que se realizam, foram realizadas ou se realizarão, com o propósito de produzir efeitos e resultados concretos; comprovando a extensão e o grau em que se deram essas conquistas, de forma tal que sirva de base ou guia para uma tomada de decisões racional e inteligente entre cursos de acção, ou para solucionar problemas e promover o conhecimento e a compreensão dos factores associados ao êxito ou ao fracasso de seus resultados”.
(EGG, A., AGUILAR. Avaliação de programas e projectos sociais. (p. 31-32))

De forma genérica, os objectivos da avaliação são conhecer, através de comprovação objectiva e sistemática, o andamento de um projecto, se os objectivos e metas estão sendo alcançados esse a situação problema está sendo modificada.

•Estabelecer o grau de pertinência, idoneidade, efectividade, eficácia e eficiência, rendimento de um programa, projecto ou serviço.
•Determinar as razões dos êxitos e fracassos.
•Facilitar o processo de tomada de decisões para melhorar e/ou modificar o projecto ou programa.
•Analisar outros objectivos que podem ser alcançar



É neste processo de avaliação, que se levanta muitas vezes um problema. O que avaliar.
Na próxima publicação escreverei sobre esta problemática.

Gostava só de relembrar, a importância que tem a sua participação neste Blog, partilhando o seu conhecimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário